quinta-feira, 17 de maio de 2018

Plantando Soja - Uma lição sobre RISCO



Esses dias eu estava conversando com um primo meu chamado Jonathan. Ele é pouco mais novo que eu (deve ter uns 28 ou 29 anos - eu tenho 32) e ele começou a me contar que estava plantando soja. Como esse é uma área de conhecimento que eu não tenha nem a mais mínima ideia de como funciona, eu comecei a perguntar como funciona a plantação, o tempo, os riscos e etc. Jonathan está no 3º ou 4º ano de Agronomia e quando entramos nesse assunto (que ele gosta pra caramba), a conversa ficou muito animada. 

Ele começou falando de como a soja se reproduz, dos diferentes tipos de soja que existem. Ele falou da parte macho e fêmea da soja. Falou dos canais de reprodução, dos tipos genéticos de soja. Me explicou que diferentes tipos genéticos de soja tem características completamente diferentes e que podem gerar um tipo ou outro de resultado em termos de safra, qualidade e todos os demais detalhes (eu não vou entrar em detalhes profundos aqui para não correr o risco de cometer uma gafe, afinal essa não é a minha área).

E então chegamos a um ponto específico da conversa onde ele começou a enumerar as condições para que a safra fosse boa. Eu não vou me lembrar de todas as condições, mas vou trazer algumas para você entender como funciona a coisa:

1 - Quantidade de sol: A soja precisa ter uma quantidade de luminosidade solar bastante específica para que a produção seja boa. Se a luminosidade for baixa, a produção cai. Se for muito alta, cai também. O Range ótimo de sol (quantidade de variação de luminosidade solar) é bem pequeno. Ou seja, se for um pouquinho mais do que o necessário, já pode dar problema. Se for um pouquinho menos, também. 

No caso específico do meu primo, ele teve bastante sorte porque ele plantou soja um pouco mais tarde do que o período normal. E isso significou para ele mais luminosidade solar do que seus "concorrentes", já que se tivesse plantado no período normal, teria sido uma época de chuvas.

2 - Quantidade de chuva: Igual que a luz solar, a soja precisa de uma quantidade específica de chuva para poder produzir corretamente. Se tiver muito, isso é ruim. Se tiver pouco, é ruim também.

3 - Tipo genético: Dependente bastante da qualidade da semente e da estrutura genética da soja (não vou me aprofundar aqui porque não sei o suficiente. rsrs)

Além dessas condições, ele enumerou mais outras variáveis que eu não vou me lembrar agora. Por exemplo, se chover em uma determinada fase do desenvolvimento da soja, tudo poderia se perder (ou pelo menos perder em produção).

Aí ele comentou que naquele exato momento (da nossa conversa), a soja estava em uma determinada fase que precisava de algumas condições climáticas e que ele estava torcendo e pedindo a Deus que as condições fossem favoráveis para a sua lavoura. 

Ele comentou que já havia perdido algumas noites de sono, preocupado com as condições climáticas serem favoráveis ou não à sua plantação. Falou do cuidado durante todo o processo, dos adubos e veneno que precisam ser aplicados durante todo o processo. 

ENTÃO ALGO SE FEZ CLARO PARA MIM

O que ele estava fazendo era exatamente aquilo que eu e você fazemos todos os dias no mercado. Eu ri quando percebi isso. 

Existe uma série de conhecimento específicos que ele precisa ter para realizar uma boa plantação de soja. O conhecimento é imprescindível, indispensável. E o conhecimento faz parte das coisas que ele precisa fazer para conseguir ser bem sucedido na lavoura de soja. 

Assim como você trader precisa de ter uma série de conhecimentos específicos sobre a tua atividade. Tem que conhecer sobre a estratégia, as condições do mercado, gerenciamento de risco, análise macroeconômica e etc.

Antes de colocar a semente na terra para plantar, ele havia feito um estudo das condições climáticas, do vento, das possíveis chuvas. Analisou a semente, o adubo, o veneno. Analisou o risco de perda da safra, analisou a possibilidade de ganho com a safra e depois de feitas suas análises, decidiu que SIM, era uma boa ideia plantar naquelas condições (decidiu abrir o trade). 

Exatamente aquilo que você faz (ou deveria fazer) como trader antes de comprar ou vender um determinado ativo, par de moedas, índice ou seja lá o que for que você negocia. Analisar as condições do mercado, notícias, tendências e etc. 

Depois que ele colocou a semente na terra, existe todo um cuidado para evitar que falte adubo na sua plantação. Também o cuidado para que os bichos não destruam sua lavoura e daí a necessidade de passar veneno. 

Assim como você que depois de entrar em uma operação, acompanha para não devolver todo seu lucro ao mercado, movimentando o Stop Loss para o Breakeven, usando Trailing Stop, fechando operações parciais ou qualquer que seja o tipo de gestão que você faz. 

Mas a parte que mais me fez sentido foi quando DEPOIS DE FEITO TUDO QUE ELE SABIA E PODIA para ter uma boa safra (ele usou todo seu conhecimento e recursos para dar todas as condições necessárias para a soja crescer e dar uma boa safra) ELE AINDA NÃO TINHA CERTEZA de que aquela seria uma boa safra. 

Porque?

Porque algumas variáveis importantes e determinantes no processo de plantação de soja estão alheias ao seu controle.

Ele pode usar o melhor conhecimento. Pode usar o melhor adubo. Pode usar o melhor veneno. Pode plantar a melhor soja, com a melhor estrutura genética. Mas ainda assim pode perder.

Porque?

Porque ele precisa do sol, da chuva, do vento e da temperatura correta para poder produzir e nenhum desses elementos estão sob o seu controle. 

Assim como quando você abre uma ordem no mercado. Você tem controle sobre o PAR que vai negociar. Você tem controle sobre o LOTE que vai negociar e onde colocar o seu STOP LOSS. Você pode determinar onde colocar o seu TAKE PROFIT e se vai usar TRAILING ou não. Você pode optar por operar NOTÍCIAS ou não. Pode operar com PLANO DE NEGOCIAÇÃO ou sem ele. 

Mas quando você entra em uma operação, sempre existirá um fator de risco que estará fora do teu controle. E é exatamente aí onde mora o verdadeiro Risco. Nos eventos externos que você NÃO PODE CONTROLAR. Assim como plantar soja, envolver-se no mercado de renda variável exige conhecimento, técnicas, disciplina e uma boa execução daquilo que você sabe. Mas também sempre existirá algo que pode vir e estragar tudo te dando um Prejuízo.

Mesmo quando o lavrador faz tudo certo, usa o melhor conhecimento, as melhores sementes e as melhores ferramentas, o sol, a chuva e o tempo podem estragar tudo e o lavrador acaba tomando um enorme "Stop Loss".

No Trading é a mesma coisa. O uso do seu conhecimento não é uma GARANTIA de obter sucesso em cada operação individual. Mesmo fazendo tudo certo, ainda pode dar tudo errado. Porque? Porque esse é um jogo do Probabilidades

Ainda assim, a melhor coisa que você pode fazer é usar o melhor do teu conhecimento, das tuas ferramentas, das tuas estratégias para obter uma única coisa: 

UM AUMENTO NA TUA PROBABILIDADE DE SUCESSO

Nunca será uma garantia e isso é o melhor que você terá nesse jogo. 

Pra finalizar esse artigo, devo dizer que a conversa com Jonathan foi uma verdadeira jóia encontrada de forma inesperada que sempre levarei comigo (obrigado parcero). 

Isso porque eu entendi de forma ainda mais clara que VIVER É ARRISCADO. Empreender é arriscado. Plantar soja é arriscado. Comprar e vender cosméticos é arriscado. Fazer faculdade é arriscado. Tornar-se pai é arriscado. 

Comer é arriscado. Mas mesmo assim, a única forma de ter alguma chance (probabilidades, lembra?) de sobreviver e ter alguma história para contar é arriscar-se comendo. 

Porque se você ficar com medo de comer, pelo risco de contrair alguma bactéria e morrer, vai acabar morrendo de fome. Então é melhor correr o Risco e ter alguma chance, do que não correr o Risco e não ter chance nenhuma. Na verdade o maior Risco que você pode correr é tentar evitar o risco a todo custo. Isso sim é garantia de fracasso.

Jim Rohn uma vez disse:

"Se você acha que investir é arriscado, você precisaria ver a fatura daqueles que não investiram".

Um abraço,

Dyogenes
Diário Fx Online - Formando Traders Independentes
www.diariodeforexonline.com.br

22 comentários:

  1. A paz de Deus brother!
    Excelente mestre, faz todo sentido. Eu já tive alguns insights parecidos com os seus, com um tio da minha esposa, que é agricultor também e planta laranjas. Fiquei admirado da estratégia de admministração financeira dele, pois anualmente ele injeta Xk R$ e tem que fazer todo um projeto durante um ano inteiro para somente então retirar cerca de 2 a 3 vezes o valor inicial. Esse conceito de RR e administração é aplicado ao trading também, e é um dos conhecimentos/Práticas básicos para o sucesso de qualquer trader.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Existem muitas lições a serem aprendidas no campo. Eu gosto disso. E agora imagino o posicionamento do tio de sua esposa...será que dá pra fazer scalping.rsrs.

      Excluir
  2. Ótima postagem. A grande máxima da história é "quem não arrisca, não petisca".

    ResponderExcluir
  3. Cara exatamente isso, pois tudo temos riscos, até mesmo comprar um carro ou uma criação de gado. Temos que agir como você sempre fala, gerenciamento de risco pois com isso você sabe o que pode perder e o que pode ser ganho em um trade assim como em qual quer outra coisa. Investir não necessariamente você corre risco, por que investimento esta em tudo. Se você compra um apartamento isto é um investimento, mas você não sabe se vai valorizar ou vai desvalorizar! Pois então acho que todas as palavras e a reflexão dita acima esta completamente coerente! Parabéns pelo seu trabalho e pelas suas reflexões. Abraços e sucesso para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado pelo comentário. O Risco faz parte de estar vivo. Sucesso.

      Excluir
  4. Show de bola patrão! É exatamente isso.. me fez lembrar muito o livro: "axiomas de zurique" - "Porque a pura verdade é a seguinte: a menos que você tenha pais ricos, a única maneira de sair da pobreza - sua única esperança - é submeter-se a riscos.
    Certo, é claro, trata-se de uma rua de mão dupla. Assumir riscos implica a possibilidade de perda, em vez de ganho. Ao especular com seu dinheiro, você se arrisca a perdê-lo; em vez de acabar rico, pode acabar pobre.
    Mas, veja as coisa por outro ângulo: como um assalariado comum, perseguido pelo imposto de renda e arrasado pela inflação, carregando boa parte do mundo nos seus pobres ombros, a sua situação financeira, de qualquer forma, já é uma droga. Então, que diferença faz, realmente, se ficar um pouquinho mais pobre, na tentativa de se tornar mais rico?"
    Se encaixa muito bem aqui!
    Parabéns novamente pelo trabalho, mestre!
    Um abraço!

    Guilherme S. de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100% de acordo patrão. Na verdade a aversão total ao risco é o que faz com que muita gente não consiga nunca sair da situação em que se encontra. Qualquer mudança de realidade exige uma mudança de perspectiva também. Sucesso.

      Excluir
  5. Faz todo sentido.......principalmente quando estamos comprados ou vendidos aguardando o tp ou SL. A plantação de soja lembra o position/swing trader......esperar um bom tempo por boas condições climáticas, nos lembra esperar e torcer para uma ou mais notícia andarem ao nosso favor.

    Bela reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso mesmo. E considerando o valor financeiro que ele está arriscando na sua plantação de soja, eu vi que no final das contas eu sou bem conservador em meus trades. kkkkkkkkk

      Excluir
  6. Ótima comparação Diógenes!Percebemos que ao sairmos de nossas casas todos os dias e que seja para trabalhar, passear, fazer compras ou para qualquer outra necessidade, estamos na verdade nos arriscando. Já que arriscamos todos os dias no mercado por que não cometer um risco com conhecimento sobre aquilo que gostamos de fazer para então termos uma possibilidade maior de sucesso na "colheita". Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O Conhecimento não pode nos livrar de uma ou outra perda. Mas a ação contínua com base num conhecimento sólido é o segredo do sucesso. Abraço.

      Excluir
  7. muito bom esta historia é uma lição de vida pra mim.

    ResponderExcluir
  8. De certo, a dificuldade faz parte da vida. Observemos que os riscos iniciam, ainda mesmo, na concepção da vida, sendo os três primeiros meses mais críticos para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas. Porém, toda essa experiência deve servir como ponto de reflexão e engrandecimento em nossas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tal como no mercado, na concepção de uma nova vida também existem fatores aleatórios, ambientais que estão totalmente fora do controle desses novos pais. O risco está em todo lugar.

      Excluir
  9. Um fato real Mestre!!! Embora tenhamos todos os conhecimentos necessários e por mais que façamos o melhor planejamento, ainda assim algo ainda possa dar errado. Mas como dizia Geraldo Vandré: Vem vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora e não espera acontecer. Mais atitude!! E não podemos nos dar como vencidos pelo medo. Assim venceremos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais ser vencidos pelo medo. Eu vejo o medo como um elemento importantíssimo na vida como um todo e também para o trader. O trader absolutamente sem medo está à mercê na negligência e aí começam os problemas. Então precisamos ter um equilíbrio entre o medo e a ousadia. Eu acho que isso é sabedoria.

      Excluir
  10. Show esse post Dyogenes, parabéns! Temos que fazer o que nos cabe, pois o que está fora do nosso controle devemos entender que não poderemos interferir, a não ser estar preparados.

    Excelente post.

    Um grande abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E a preparação passará invariavelmente pela disciplina. A disciplina de buscar a força, mesmo quando ela ainda não é necessária. Sucesso patrão.

      Excluir
  11. Isso aí meu amigo Dyogenes, fantástico está história, realmente o que acontece nas nossas vidas ne mesmo, mas vamos lutando com fé um dia as coisas mudam. Abraços

    ResponderExcluir