quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O que eu aprendi com o pediatra do meu filho.



Semana passada levei meu filho ao pediatra. Estava com um pouco de tosse e minha esposa e eu decidimos ver se estava tudo bem com o rapazinho. O pediatra dele é um dos médicos mais antigos da cidade. Tem 48 anos somente de pediatra. O consultório dele tem 3 salas de atendimento. Em cada uma das salas, as paredes são cobertas por quadros de diplomas e certificados de participação em cursos e atualizações na área médica.

Com 48 anos de pediatria, pode-se dizer que é extremamente experiente. Um outro dia eu lhe perguntei se ele tinha ideia de quantas crianças já havia atendido em sua vida.

- Cento e oitenta mil - foi a resposta imediata.

Podia-se dizer que havia atendido um número de crianças equivalente à metade da população de Maringá.

Nesse dia, enquanto eu esperava em uma das salas, olhando para os certificados, vi que o mais antigo de todos datava de 1963. Então naquela hora eu comecei um diálogo comigo mesmo:

- Caramba. Isso é muito tempo. Depois de todos esses anos ele ainda trabalha.

Então rapidamente veio uma resposta à minha primeira ponderação:

- Claro, o trabalho dele não exige exatamente esforço físico e não deve ser ruim ser pediatra.

Então eu me perguntei:

- Então qual é o trabalho dele afinal?

Então algo fez sentido dentro de mim e eu entendi algo poderoso. O principal trabalho desse pediatra não é algo que demande muito esforço físico. O trabalho dele é "TOMAR DECISÕES". Ele é pago para tomar decisões.

Então uma parte dentro de mim perguntou:

- Mesmo sendo um senhor com uma certa idade, porque as pessoas continuam vindo aqui? Até que seria compreensível se algumas pessoas, baseando-se em sua idade, não quisessem mais levar seus filhos lá.

A outra parte respondeu:

- Porque ele é excelente em tomar decisões.

Então eu entendi algo que eu quero compartilhar com você. O que eu aprendi com o pediatra do meu filho.

Quanto melhor você for em tomar decisões, melhor as pessoas vão te pagar pelos seus serviços. Na verdade esse é o trabalho mais difícil e também o mais bem pago da Terra.

Pessoas que tem a capacidade de tomar decisões em meio a situações de alto nível de estresse e incerteza receberão, sem sombra de dúvidas, os melhores salários e também a sua própria porção na história.

Tomadores de decisão sempre estiveram e sempre estarão em falta. Em todos os setores e todos os tipos de trabalho. Bons tomadores de decisão são altamente requisitados no mercado.

O que isso tem a ver com o Forex? Absolutamente tudo. Ser trader, nada mais é do que ser um tomador de decisão em sua mais pura essência.

- Entro no mercado hoje ou fico de fora? Essa é uma decisão.
- Negocio esse par ou o outro? Uma decisão.
- Sigo meu sistema de negociação ou não? Uma decisão.
- Arrisco 1 ou 2% da conta nessa operação? Uma decisão.
- Esse par ainda não me deu a confirmação de entrada. Entro adiantado ou não? Decisão.
- Sai notícia em 10 minutos. Entro na operação agora ou espero a notícia? Decisão.
- É uma operação contra a tendência. Entro ou não? Decisão.
- Vou fazer martingale. Decisão.
- Vou seguir exatamente meu sistema de negociação. Outra decisão.
- Vou entrar somente em sinais claros do mercado. Decisão.
- Vou jogar fora meu Plano de Negociação e contar com a sorte. Decisão.

Tudo o que você faz ou deixa de fazer é uma decisão, seja ela consciente ou não. E toda decisão traz uma consequência, gostemos disso ou não.

E como você aperfeiçoa sua habilidade de tomar decisões? Adivinha. Tomando decisões. Aceitando o risco e a responsabilidade de suas decisões. Dando a cara a tapa e assumindo as consequências do que você está fazendo. Basicamente, quanto mais decisões você tomar e maior for o seu nível de responsabilidade por elas, mais afinadas ficarão suas decisões.

A você eu desejo...boas decisões.

Um abraço,

Dyogenes

3 comentários:

  1. Muita boa a percepção e principalmente em compartilhar essa informação, ou seja, excelente decisão..rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bela visão Dyogenes,

    Obrigado por compartilhar conosco.

    Abraço.

    ResponderExcluir