sábado, 3 de junho de 2017

O Preço da Transformação - O Processo da Evolução.



E então cada dia aparece um guru novo. Um novo dono da verdade. Cada dia aparece um novo Salvador da Pátria. Todo dia aparece alguém que "veio para abrir os olhos" e salvar os pobres iniciantes incautos dos maléficos e indignos profissionais picaretas do mercado.

Pessoas má intencionadas e travestidas de bondade, com discursos baratos sobre o mercado. Cada dia um exagero novo, uma forma de grito desesperado desses "heróis" do povo-trader, sedentos por atenção. Sedentos por um público que os adore por ter aberto os olhos dos pobres e indefesos iniciantes. Iniciantes esses que continuam caindo nas garras dos inescrupulosos profissionais do mercado que apenas querem vender cursos.

Avidez é uma palavra que bem define esses "heróis novos de cada dia". Sempre com uma mensagem apelativa e emocional, com juras de amor eterno e de nunca jamais cobrar nada de ninguém pelo seu "inefável e sublime" conhecimento sobre o mercado, afinal eles vivem do mercado e não precisam ganhar dinheiro vendendo cursos. Eles transformarão vidas, mudarão a realidade do mercado e aqueles que até então foram iludidos e enganados pelos "vendedores de sonhos", poderão de alguma forma vingar-se de seus algozes.

Sim, tudo o que eu disse acima está completamente carregado de sarcasmo e ironia.

Você acha mesmo que pode entrar em um mercado que movimenta 1/3 do PIB anual dos EUA em um dia apenas vendo apostilas de Babypips?

Em 2015 o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA foi de 17,95 trilhões de dólares. Ou seja, esse é o valor de tudo que os americanos produziram durante o ano de 2015 inteirinho. Pois bem. O mercado Forex movimenta 1/3 disso EM 1 DIA.

Se nós considerarmos 22 dias de operações por mês e multiplicarmos por 12 meses, teremos 264 dias de operação. 264 dias x 6 Trilhões de dólares, temos 1 QUATRILHÃO, 584 TRILHÕES DE DÓLARES POR ANO.

Agora uma pergunta para você:

Você acha que esse dinheiro está ali disponível para simplesmente ver um apostila gratuita na internet e chegar lá e pegar???

O que você acha que a grande maioria das pessoas fariam para conseguir uma parte desse dinheiro? Será que alguém mataria por ter uma boa parte dessa grana? Será que alguém mentiria? Será que alguém roubaria para ter uma parte desse dinheiro?

SIIIIIIIIIIIIIIM. Muitas pessoas iriam até o inferno por causa de uma parte desse dinheiro.

Mais uma pergunta:

Será que alguém faria uma faculdade de física, de matemática, de economia apenas para estar mais preparado para ganhar uma parcela desse dinheiro? O que você acha? E depois de formado em matemática e econometria, será que algum doido se disporia a fazer pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado apenas para ter uma minúscula vantagem para pegar uma parte desse dinheiro?

Pense bem antes de responder. Pense mesmo porque esse post pode te incomodar até o final.

Será que algum físico olharia para as cotações de 1 QUATRILHÃO E MEIO DE DÓLARES POR ANO e veria o que você vê? Ou será que ele interpretaria o mercado como um eterno fluxo de energia.

Pois bem meu amigo, quando você entra no mercado Forex, saiba você disso ou não, você está competindo com as mentes mais sagazes do mundo. Você está competindo com a tecnologia mais absurdamente incrível que o homem já inventou (e que é atualizada diariamente). Você está em uma luta de ideias com as mentes mais poderosas do planeta.

Quando você, aí no seu computadorzinho, abre uma conta de 100 dólares em uma corretora, você não sabe, mas os seus oponentes do outro lado da máquina são Pós-doutores em matemática, em física, em engenharia. São mentes extremamente brilhantes, disciplinadas e preparadas para fazer uma coisa:

TOMAR DINHEIRO DE VOCÊ. 

E quer saber? Ele não se importa se a sua conta é só de 100 dólares. Porque aqui no mercado a regra é do mais forte. Essa é a única regra do jogo. E esse é um jogo de mentes. É um jogo mental o tempo todo. É a mente mais poderosa, mais preparada, mais treinada, mais disciplinada comendo a mente mais fraca, menos treinada, menos preparada, menos disciplinada.

Se esse é um jogo mental e o seu inimigo é invisível, eu me atrevo a dizer que esse é o jogo mais selvagem do mundo. É a expressão visceral e pura do capitalismo. Aqui não existem cotas sociais, não existe "coitadismo" barato. Aqui existe só uma coisa:

MÉRITO

Se você ganha, ninguém se importa de onde você é, qual sua altura. Não importa nada. Se você perde, também não importa. E também não é um jogo que possa ser comprado com dinheiro. Não importa quanto dinheiro você tenha, sempre a coletividade vai ser maior do que você.

Agora...

Como você se prepararia para entrar em um jogo desse calibre? O que você faria? Que faculdade faria? Buscaria um processo de coaching? Buscaria um psicólogo para te ajudar a entender os seus medos? Aprenderia matemática? Você estaria disposto a aprender um idioma novo para se dar melhor nesse jogo mental? Você estaria disposto a viajar para outro continente para ter maior chance de vencer nesse jogo insano do mercado? Você estaria disposto a questionar a sua personalidade e talvez até entrar em um processo extremamente doloroso de mudar a si mesmo em outra pessoa? O que você estaria disposto a fazer? Até onde você iria para conseguir ter uma chance a mais nesse jogo?

Pois bem, saiba que os seus verdadeiros oponentes estão dispostos e estão de fato fazendo tudo isso que eu te falei. Os seus oponentes no mercado são matemáticos, físicos, engenheiros, programadores. Eles aprenderão outras línguas se for preciso. Eles mudarão de país, mudarão de hábitos, farão faculdades, mestrado, doutorado. Eles passarão tempo sem dormir, investirão tempo, dinheiro e energia. Abrirão mão de seus desejos imediatos. Eles vão aprender a programar, eles vão aprender a controlar riscos, criarão novas ferramentas e se preciso for, vão se reinventar de novo.

Sabe para quê?

PARA PEGAR O SEU DINHEIRO.

PARA GANHAR NESSE JOGO INSANO.

PARA VENCER NO JOGO DE 1 QUATRILHÃO DE DÓLARES.

Eles irão atrás dos mentores mais fodas do mundo. Eles buscarão os coaches mais preparados do mundo, apenas para lhes dar uma vantagem extra e dar maior chance de poder vencer nesse mercado.

Última pergunta:

Você acha MESMO que estará suficientemente preparado para competir com esses oponentes apenas vendo vídeos aleatórios e lendo apostilas gratuitas na internet?

Vamos lá. Onde está o seu senso crítico? Responda aí. Você é inteligente não é?

Se de fato 90% dos traders perde seu capital no início de sua carreira, ONDE VOCÊ ACHA QUE ESSES 90% estão buscando conhecimento?

Não te parece estranho que a maioria perde dinheiro no mercado e coincidência ou não, a maioria busque conhecimento da mesma fonte prostituída e desorganizada da internet grátis?

Afinal se o teu objetivo é tão grande e tão importante para você, porque não dar o devido valor e investir no seu único verdadeiro patrimônio, que é você mesmo, que é o seu conhecimento? Se você quer fazer disso a sua profissão e ganhar muito dinheiro com o mercado, qual é o problema em investir na sua carreira, como um médico, um advogado, um dentista faz?

Não te parece estranho que a profissão com maior potencial de ganho financeiro no mundo esteja sendo perseguida por pessoas que não querem investir 1 centavo em formação profissional? Se essa é (e é) a profissão de maior potencial de ganho financeiro do mundo, como você acha que os seus concorrentes irão se preparar? Será que você pode se dar o luxo de usar a mesma informação batida e gratuita repassada milhares de vezes pelos fóruns mais conhecidos do mundo do Forex?

Chegar a ser hilária a situação.

Todo mundo que diga que você pode aprender a negociar sem um mentor, apenas vendo coisas soltas pela internet à fora, ou é burro e não sabe o que está dizendo. Ou é mau intencionado. Em ambos casos, fuja desse tipo de mentalidade.

Porque essa é a mentalidade do:

"Se você me der algo, eu aceito. Mas se eu tiver que fazer alguma coisa para conseguir, você é egoísta e não divide".

Essa é a mentalidade do grátis. É a mentalidade miséria aplicada àquilo que pode se transformar na sua maior fonte de riqueza. Veja a contradição. rsrsrs. A mentalidade do GRÁTIS é a mais perigosa de todas, porque ao te induzir a pensar que pode conquistar algo de forma gratuita, ela também te impede de ver o verdadeiro preço que você terá de pagar para alcançar seus objetivos.

Você é livre para discordar de mim. Boa sorte. Você vai precisar.

Quanto a mim, eu mesmo já estou cuidando de criar a minha sorte. Eu conheço meus oponentes no mercado. Sei do poder e determinação deles em destruir o meu dinheiro. Por isso o meu processo de aquisição de conhecimento não termina nunca. E com certeza não é conhecimento gratuito que eu estou buscando. Não é isso que vai me levar ao próximo nível. E eu quero aprender dos melhores.

Abaixo uma lista dos meus principais mentores no Forex

Rodrigo Gonçalves - Forex SmartS
Riker - Forex SmartS
Hector Deville - HectorTrader
Hector Deville - Learn Forex Live
Nial Fuller - Learn To Trade The Market
Nikos Mermigas - Spartan Trader
Oliver Velez - Self Start Program
Alexandre Castro - Unitrader
Guilherme Cardoso - Clube do Trader
Eduaro Melo - Prime Invest e ZAT

Abaixo uma lista dos meus mentores de COACHING:

Liamar Fernandes - Sociedade Brasileira de Coaching
Gerônimo Theml - Academia da Produtividade e Profissão Coach
Paulo Vieira - Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico

Abaixo uma lista dos meus mentores de Mindset:

Napoleon Hill - Fundação Napoleon Hill
Jim Rohn - The Major Key to your better future is you
Tony Robbins - Desperte seu Gigante interior
Eduardo Salazar / Pablo Paucar - Mentalidade
Lair Ribeiro - Como ter Sucesso, querendo e conseguindo.

Vou parar por aqui. Talvez já tenha dado para perceber a seriedade com que eu trato a minha carreira profissional.

Nos vemos lá no topo. Ou talvez não.

15 comentários:

  1. Como vai meu Amigo ?
    Concordo perfeitamente em investir em uma carreira Profissional no Mercado de Investimento, seja Full Time e/ou nos horários livres. No mundo Acadêmico existem uma infinidade de profissionais do alto mais alto gabarito quem vivem da remuneração por Lecionar. Isso mostra que nada impede transferir conhecimento de forma estruturada no Mercado Financeiro em troca de remuneração.
    A Meritocracia tem que prevalecer sempre.
    O que realmente polui a mídia social desse mercado, e o fato de existirem vendedores de sonho ilusórios. Pessoas divulgando cursos que oferecem vantagens milagrosas.
    Isso induz o Aspirante a Trader acreditar que apenas um curso isolado poderá transformar seus resultados, ou melhor, aquele que conhece pouco do mercado vislumbra uma oportunidade em transformar sua vida Financeira.
    "Não existe Dinheiro fácil com Consistência"


    ResponderExcluir
  2. Concordo. Mas o difícil é conseguir encontrar caras bons e que saibam passar o que sabem.
    Tem muitos caras e corretoras vendendo facilidades, sonhos improváveis.
    Eu pessoalmente adotei o mantra "um passo de cada vez". E já descobri que no começo dessa caminhada é mais provável perder dinheiro para o mercado do que ganhar. Eu sei que é possível ganhar dinheiro, mas isso não vai ser do dia pra noite. Até você conseguir tirar dinheiro do mercado com consistência você tem que proteger seu capital e juntar grana. Porque no Mercado Financeiro (ações, forex ou o que for) a matéria prima é o dinheiro. Sem dinheiro você não se aperfeiçoa, não consegue nem operar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau!

    Se encontrarmos um doutor, mestre, formado e que não venda ilusões e as mesmíssimas coisas que uma apostila gratuita da internet oferece, devemos segui-lo.

    Inclusive, Liamar Fernandes e Paulo Vieira tb são meus mentores e estive com a Liamar em SP no fim do ano! Foi extremamente produtivo.

    Porém ela não me vendeu facilidades como o que vejo por aí! Muito pelo contrário!

    Gostaria realmente que as pessoas soubessem interpretar um texto e vissem que nossa guerra não é contra PROFISSIONAIS SÉRIOS do mercado, e sim, existem muitos! A guerra é contra enganadores que pregam riqueza no mercado Forex sem preparo algum! Que vendem o conteúdo de uma "apostila gratuita" como se fosse o Santo Graal!

    Artigo muito bom!

    Que todos tenham essa consciência e procurem ter FORMAÇÃO, CONHECIMENTO E O MAIS IMPORTANTE, auto-conhecimento pra enfrentar o mercado e não cair em histórias de contos de fadas onde tudo é fácil!

    Parafraseando o autor: Nos vemos no topo.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh! Mais um adendo!

    Se existem esses professores fantásticos, com mentores fantásticos, porque as pessoas que fazem esses cursos, por um preço bem salgado, diga-se de passagem, continuam perdendo dinheiro?

    Se são tão bem orientadas, por profissionais que "encaram a carreira com seriedade", porque 99% dessas pessoas não obtém sucesso?

    Fica minha dúvida!

    Talvez porque no curso seja vendido uma facilidade inexistente e em um artigo seja explanada toda a realidade que uma pessoa terá que passar pra se tornar um trader?

    Tudo que foi citado acima é falado nos cursos?

    ResponderExcluir
  5. Bom Vânia, é um prazer ter você aqui no meu blog.

    Vou responder você por tópicos.

    Você disse que a Liamar não vende facilidades. Sim, de fato ela não vende. Ela foi minha mentora de Coaching. Ela é simplesmente extraordinária, um ser humano incrível.

    Eu também não prego facilidades. Na verdade eu faço exatamente o oposto de dizer que é fácil. Um dos meus cursos tem 40 horas de vídeo. Dessas 40 horas, aproximadamente 10 horas são de negociações minhas. Hoje eu tenho o meu Canal de Análises onde compartilho a minha tela e negocio na frente dos meus alunos. Faço isso desde 2012. Tenho tudo gravado. No total eu tenho 996 vídeos no YouTube onde em 95% deles eu estou negociando ao vivo. Meus alunos vem quando eu tomo stop, quando eu tomo Take. Vem quando tenho uma sequência ruim. Nunca vendi facilidades. Outros pode até ser. Eu não.

    Você disse que está em guerra contra os enganadores do mercado que pregam riqueza fácil e facilidades. Eu não estou em guerra contra ninguém. A natureza é seletiva e desde que entrei no mercado em 2009, inúmeros picaretas entraram e saíram de cena. Vi dezenas e dezenas de golpes, de pirâmides financeiros envolvendo o Forex. Vi muitas denúncias na CVM. Vi histórias de todos os tipos. Nunca precisei lutar contra ninguém. A minha verdadeira luta é fazer melhor a cada dia. Os enganadores? Eles existem nesse mundo muito antes de eu chegar e continuarão existindo depois que eu me for. Apenas me preocupo em fazer um bom trabalho, entregar o melhor de mim. A natureza vai selecionando e separando uns dos outros. Dezenas de estelionatários vieram e foram porque o próprio mercado se encarrega de expurgá-los. Eu? Continuo aqui. Reverencio meus mentores. Agradeço a eles por tudo que me ensinaram. Mas até agora nunca tive que me retratar de nada do que disse na internet. Porque eu falo a verdade.

    Sobre o Santo Graal, ele existe sim e se chama gestão de risco. O risco é real. Não é possível eliminá-lo. Por isso precisamos aprender a controlar.

    Porque as pessoas continuam perdendo dinheiro? Essa pergunta é como perguntar porque as pessoas pegam gripe. Como você responderia a isso? Mas indo mais a fundo. Não existe um único elemento que faça um trader ser consistente. Um deles é o conhecimento técnico. Outro é o mindset. Outro é o controle de risco. Outro é a aceitação do risco. Qual desses elementos faltou em alguém que não deu certo? Somente em um processo de coaching ou psicoterapia para descobrir.

    Você disse que 99% das pessoas perdem dinheiro no mercado. E eu fiquei curioso em saber de onde vem essa estatística. Isso é difundido por toda a internet, mas nunca achei nenhuma fonte confiável que afirmasse isso. A mim me parece mais um mito do senso comum que as pessoas ouvem e repetem sem buscar saber se é verdade ou não (pensamento crítico???). Eu fui atrás de descobrir esses números. Aqui eu vou apresentar fatos e não a minha opinião:

    http://www.myfxbook.com/community/outlook

    Esse link acima é oferecido pelo MyFxBook, que é uma das maiores plataformas de Social Trading do mundo. É uma rede social de traders que eu tenho certeza que você conhece. Os dados do link acima são atualizados a cada 60 segundos. E segundo essa fonte, 35% dos traders são lucrativos. 64% perdem dinheiro. Considerando que os grandes bancos não vão entrar aí para abrir um perfil, nem um hedge fund, então acredito (e aqui eu separo o que é a minha opinião dos fatos apresentados) que esses números dizem respeito a traders como eu e você, ou seja, traders normais que não trabalham para o JP Morgan e etc.

    35% das contas reais registradas no MyFxBook estão lucrativas. Tem algum outro dado que corrobore a sua afirmação de que 99% perde dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONTINUAÇÃO...


      Com relação aos meus alunos, nem todos são lucrativos. Mas sim, uma grande parte são lucrativos. Ainda essa semana eu recebi um email de um aluno que me contou que tinha acabado de mudar-se para a planejada casa dos sonhos e que uma parte disso era devido à mim. Logicamente que eu não posso divulgar o nome da pessoa, até por questões éticas. Sendo assim, você precisará acreditar em mim (ou não), porque eu não vou provar nada nesse sentido.

      Sobre os meus cursos (e eu não posso falar pelo material de outros), sim, eu faço todos os meus esforços para deixar claro como a coisa é feia no mercado.

      Não Vânia, tudo o que foi falado acima foi falado publicamente (aqui nesse post). Se fosse falado somente aos que adquirem algum curso meu, o aviso não seria suficiente e aqueles que não adquiriram ficariam desavisados. Portanto aí está o aviso. Se você procurar pelo blog, vai ver que existem muitos outros avisos nesse sentido. O blog foi lançado em 2011.

      E reitero aqui a minha posição. Qualquer pessoa que não esteja disposta a investir em sua carreira, terá vida curta no mercado (e esse mercado não diz respeito somente ao Forex, mas em qualquer atividade a que se proponha). Quando eu falo isso, não digo para que comprem meus cursos. Não. Falo exatamente contra a mentalidade do Grátis.

      EDGE é uma palavra em inglês que significa limite, fronteira. Também pode ser pensado como "vantagem". Os verdadeiros traders profissionais farão tudo o que for possível para ter alguma vantagem nesse jogo sangrento. A maioria acha que ler Babypips será suficiente. Boa sorte (novamente).

      Apenas mais alguns mentores que esqueci de citar anteriormente.

      Chris Capre - 2ndSkiesForex
      Shirley Hudson - ForexMentor
      Anton Kreil - Esse é o mais recente que estou estudando agora.

      Excluir
  6. Ótimo post Dyogenes!
    Parabéns
    Sempre claro e objetivo.

    ResponderExcluir
  7. Grande sabedoria exposta Dyogenes.
    Cada vez mais tem credibilidade por falar a realidade sem esnobe

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. eita Dyogenes , vc tocou no ninho dos moribondos , se cuida ai com esse post pq eles irao te atacar com tudo !!! a verdade incomoda muita gente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem total razão, a VERDADE incomoda bastante!

      Fim de semana abençoado pra nós!😉

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Resumiu a disciplina aqui lindamente!

      Excluir
  10. Muito Bom !!!!

    Um abraço

    Klecius Menezes

    ResponderExcluir