terça-feira, 19 de abril de 2011

O Secredo do Sucesso no Forex - parte 1


Muitos traders se perguntam diariamente qual o segredo para se manter lucrativo no mercado. Se você pensa que essa pergunta ronda somente a cabeça dos novatos, está completamente enganado. Se você acha que existe uma resposta para essa pergunta, também está enganado.

Bom, pelo menos não existe uma única resposta universal para essa pergunta. Isso seria como perguntar o que o corpo humano precisa para sobreviver. Se você responder que é comida, a resposta estaria certa, mas muito generalizada. Nem todo tipo de comida faz bem ao corpo humano.

Se eu fosse dar uma resposta generalizada sobre o que é necessário para se tornar um trader profissional, eu diria que capital e o psicológico são os fatores mais importantes na vida de um trader. Sem capital é impossível negociar e sem uma estrutura psicológica é impossível manter-se no mercado. Mas esses não são os únicos requisitos. Precisa-se além disso de um bom gerenciamento de risco, um sistema de negociação e etc...

Eu não quero ser superficial aqui. Quero ir um pouco mais além. Então eu vou deixar a pergunta aqui e gostaria de saber a opinião de vocês a respeito. Gostaria que vocês deixassem na forma de comentário o que vocês acham que pode ser o segredo para ser lucrativo no forex.

Desde já agradeço a participação de todos. Este é apenas 1 artigo de uma série de artigos que pretendo postar sob esse mesmo título.

5 comentários:

  1. Bom, creio que não exista UM segredo isolado, mas sim, uma série de fatores que juntos formam um operador profissional. Com certeza o Capital e um Psicológico frio e controlado em relação as reações do mercado. Esses são ESSENCIAIS.
    Como disse Alexander Elder em seu livro 'Como se transformar em um operador e investidor de sucesso': "As operações de mercado bem sucedidas erguem-se sobre 3 pilares: É preciso analisar o equilíbrio de poder entre touros e ursos. É fundamental praticar a boa gestão do dinheiro. É imprecindível seguir seu plano de negociações e evitar empolgar-se nos mercados."
    Ah, e a clássica de que é preciso "operar bem, e não operar sempre."

    ResponderExcluir
  2. Como o texto ja disse e o amigo ai de cima explicou muito bem citando um excelente livro, vou um pouco além.

    Falar sobre manejo de risco também é algo muito complicado, existe N fatores para um bom manejo de risco e eu irei falar sobre 1 destes fatores

    Dimencionamento da sua posição ou (position sizing).
    Muitos traders acreditam que por ultilizar analise em camadas ou outro tipo de analises, que demonstram um ou mais fatores estao a seu favor podem mudar o seu manejo de risco.

    Resumindo se eu tenho 3,4,5 fatores ao meu favor irei aumentar o meu risco de 2% para 4% isto a meu ver é um erro fatal. Ter varios fatores para se entrar no mercado é de suma importancia para um trader ( como ja vimos nos videos muito bem explicados neste blog), mas vc aumentar o risco por causa destes fatores é um erro gravissimo.

    1°motivo)Vc nao esta psicologicamente preparado para um risco que não é acostumado.

    2°motivo)Vc esta com uma crença em uma direçao do mercado, quem disse que o mercado compartilha com estas suas crenças?O mercado vai para onde quizer, como quizer, nos traders temos que tentar identificar parte destes movimentos e tirar nossos lucros.

    3°motivo)Se vc avaliou um sistema com um risco X e aumentando esse risco aleatoriamente, este sistema pode nao ser mais lucrativo no longo prazo.

    Enfim se eu for falar sobre esse tema vou ficar aqui muito tempo é um dos temas que mais gosto.

    Luiz claudio
    msn:luizcvc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Hehe. Obrigado Luiz e EBN. Eu estou plenamente de acordo com vocês. O principal dentro do mercado é a maneira como você encara o mercado e como mantém sua postura diante dele. Acho que é imprescindível aprender quando ficar de fora. Muita gente simplesmente abre ordens como a idéia: " Vamos ver no que dá ". Essa é uma postura completamente errada dentro do mercado e a causa de muito fracasso. Resumindo: A falta de responsabilidade e compromisso com seus trades.
    Obrigado por participarem.

    ResponderExcluir
  4. Direção e estômago.

    Basicamente é isso.

    ResponderExcluir
  5. BOOOOA Leandro...hehe!

    Lógico que eu acredito que algo mais é necessário, mas concordo parcialmente!

    hehe

    Até mais

    ResponderExcluir