terça-feira, 31 de outubro de 2017

Eu não aceitava o meu "Santo Graal"



Se você tem algum tempo de mercado, provavelmente já ouviu a expressão do "Santo Graal". Essa é uma expressão que representaria, dentro do mercado, um sistema infalível, que absolutamente nunca perderia. A pedra filosofal do mercado.

A expressão em si vem da lenda da busca dos cavaleiros templários pelo cálice da última Santa Ceita de Jesus. Ou seja, um objeto místico, de enorme valor simbólico e que supostamente seria dotado de poderes de cura.

Porque essa expressão foi "emprestada" pela mercado como forma de significar um sistema infalível, eu não faço ideia. Mas o fato é que o "mito" existe. E tal como os cavaleiros templários da idade média, muitos traders novatos, ao começar sua jornada no mercado saem em busca desse "fabuloso" sistema infalível, que nunca lhes causará dor ou perdas no mercado. Nada mais distante da realidade.

Eu também tive a minha própria busca pessoal nesse sentido. Estudei de quase tudo que se possa estudar. Li milhares e mais milhares de páginas de forums na internet. Busquei por diversos cursos. Aprendi técnicas, usei fluxo de ordens e criei a minha própria versão do mercado. Tudo em uma busca incansável por encontrar algo que não me causasse dor no mercado.

Dentro de todos os materiais e cursos que eu estudei, algo me chamou a atenção. Foi um curso que eu fiz em 2010 e que me mostrou uma perspectiva extremamente simples do mercado. Uma forma clara, direta e objetiva de encontrar e negociar tendências. Você pode ver o capítulo 1 desse curso no link abaixo:


Eu comecei a testar e vi que a coisa funcionava. Tinha uma boa perspectiva de lucro e era sólido no longo prazo. Tudo que eu precisava estava exatamente ali, na minha frente. Negociei durante um tempo e obtive bons resultados. 

Mas então a lenda do Santo Graal novamente me pegou e eu achei que aquele sistema era simplista demais. Pacato demais. Lento demais. Não tinha muitas operações por mês. Os sinais demoravam um pouco para acontecer. De vez em quando me dava um Stop aqui e ali sem explicação. Não, eu não quero isso pra mim. Vou buscar algo que me dê mais operações, afinal eu preciso me sentir útil. Vou buscar algo onde eu possa sempre estar dentro do mercado. Eu quero operar, ser como esses "caras da internet", que passam o dia todo postando gráficos no "orkut" (sim, na época do orkut, o antepassado do facebook). 

E novamente eu sai em busca disso. Vaguei durante anos atrás desse tal sistema infalível, buscando uma forma de estar constantemente no mercado. Uma forma de operar muito e ter sucesso em todas as vezes. 

O fato que eu não conseguia ver naquela época, era que eu já tinha a minha própria versão do Santo Graal. Eu já tinha um sistema infalível no longo prazo. Apenas não tinha um sistema que me desse 10 operações por dia. E durante um tempo essa pareceu ser minha maior busca: "estar no mercado".

Muito tempo se passou (anos) até que eu de fato começasse a ver que na verdade o meu Santo Graal estava ali, presente em minha tela, no formato de 3 Médias Móveis (30, 50 e 100). Mas muito mais do que isso, eu comecei a ver que na verdade o Santo Graal sempre esteve comigo. 

O meu Santo Graal sou eu. 

Sim, sou eu mesmo a resposta para aquilo que eu cruzei o mundo buscando. Lentamente a ideia começou a fazer sentido. Mas mesmo assim uma parte de mim ainda não aceitava isso. Eu me perguntava:

"Como pode eu fazer somente 10 operações no mês inteiro? Eu estou perdendo tempo. O mercado está aí, subindo e descendo, gerando um monte de oportunidades todos os dias e eu estou ficando de fora de todas elas".

E eu olhava para o meu Santo Graal e não o aceitava. Pelo simples fato de que ele não era reluzente e cheio de mistério que a lenda em si afirmava. Não tinha nada de glamouroso. Não tinha nada de espetacular. Não tinha absolutamente nada de belo, extraordinário, revolucionário. Existia apenas uma coisa: um conjunto de regras que, se seguidas com clareza, me trariam resultados. 

Mas eu não conseguia aceitar que "ERA SÓ ISSO". Eu dizia pra mim: "Tem que haver alguma coisa mais. Não pode ser só isso". E era.

E agora eu quero te fazer uma pergunta:

Será que a resposta para o seu sucesso como trader já não está exatamente aí, debaixo do seu nariz? Será que você não está desprezando o seu Santo Graal? Será que você não está procurando por algo que na prática não existe? Será que você quer resultados ou ação dentro do mercado? As duas coisas (resultado e ação/adrenalina) nunca andam juntas. 

Minha sugestão pra você agora é que você pare e reflita sobre os teus resultados dentro do mercado e sinceramente se questione se aquele sistema simples que está "engavetado", não pode ser a solução que você tanto busca.

Esses são os resultados dos últimos 4 meses de operações no Canal de Análises (onde eu compartilho a minha tela e negocio ao vivo com meus alunos):

Julho/2017 = +2,65%
Agosto/2017 = +2,79%
Setembro/2017 = +2,67%
Outubro/2017 = +2,56%

Se você quiser entender como eu negocio e negociar ao vivo comigo, o link abaixo te explica como:


Sucesso.

Dyogenes Rodrigues Diniz
Diário Fx Online - Formando Traders Independentes








2 comentários:

  1. Olá Diógenes. Boa reflexão.

    É realmente muito difícil aceitar que algo simples pode ser a solução pra ter resultados consistentes no longo prazo. Seu retrospecto é seu maior argumento.

    Desejo sucesso

    Um abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A simplicidade e a execução diária do conhecimento. Esse é o verdadeiro caminho.

      Excluir