domingo, 31 de janeiro de 2016

Máquina Social - Com quem você anda?



Sexta-feira, dia 29/01, fui a um restaurante com minha esposa e meu filho. O restaurante é um lugar simples, mas a comida é realmente muito boa. O lugar é um pouco antigo, as mesas simples e aquelas cadeiras de madeira. O piso é de um modelo de uns 20 anos atrás. rsrs. Mas é tudo limpinho e a comida boa. Gosto de ir a esse restaurante de vez em quando. Eles também servem rodízio de carne assada, então geralmente eu acabo comendo mais do que deveria. rsrs.

Mas sexta-feira foi uma visita diferente. Não sei, talvez seja a minha mente que está treinada a procurar padrões no mercado. Mas olhando pros garçons que servem a carne, identifiquei um padrão de comportamento que simplesmente gritou aos meus olhos.

Primeiro foi um dos garçons que estava nitidamente desmotivado. Ele andava de forma lenta e preguiçosa, meio que arrastando os pés de forma apática. Usava uma calça preta, uma camisa branca e devia ter uns 50 anos. Ele simplesmente chegava na mesa e dizia o nome da carne: "fraldinha?", "linguiça?".

Eu notei o desânimo do garçom e comentei com minha mulher, baixinho: "olha a vontade que o garçom está de trabalhar". Ela reparou e sorriu.

Então no fundo do restaurante, notei outro garçom, que andava EXATAMENTE do mesmo jeito que o primeiro. Também andava lentamente e sem energia, de forma apática e indiferente, quase arrastando os pés.

Foi aí que alguma coisa fez um "CLICK" na minha cabeça e eu consegui ter uma visão panorâmica do que é o restaurante. Ambos os garçons, andando e se comportando exatamente do mesmo jeito, eram como pequenas peças de algo muito maior que eles próprios. Eles eram engrenagens de uma máquina com vida própria.

Eu achei aquilo o máximo e olhei pra outro garçom. Adivinha como ele andava. Acertou. Do mesmo jeito que os outros dois, de forma lenta, apática, indiferente e preguiçosa. Procurei por outro e vi o churrasqueiro, exatamente da mesma forma. Vi então o funcionário que marcava os pedidos de bebidas e voilá, do mesmo jeito. Eu comecei olhar à minha volta e vi que todos os funcionários do restaurante tinham exatamente o mesmo padrão de comportamento. Todos eles compunham o que naquele momento ficou muito claro pra mim como sendo uma complexa Máquina Social.

Cada um deles era uma pequena engrenagem dentro daquele contexto. Então eu vi um cliente andando pelo salão do restaurante e adivinha...pois é, ele estava no mesmo estado de ânimo que os garçons.

Sai de lá extremamente entusiasmado com o que havia acabado de perceber e sabendo também que uma grande parte das pessoas não veria isso. Também sai com duas lições:

- Todos nós, em algum nível, fazemos parte de uma Máquina Social. Algo maior e mais poderoso que a individualidade de cada um. Essa Máquina Social tem um poder gigantesco de nos deixar igualzinho à média das outras pessoas-peças-engrenagens da Máquina Social.

- A Máquina Social tem o poder de "engolir" todos os que entram em contato com ela, como no caso do cliente, que de forma inconsciente, começou a comportar-se exatamente da mesma forma que os funcionários do restaurante.

Portanto meu amigo, tome muito cuidado com o contexto social no qual participa. Você inevitavelmente se tornará um parte do contexto no qual está inserido. Você não pode escolher tornar-se ou não uma parte da Máquina Social na qual está inserido. Pode escolher apenas fazer parte ou não daquela Máquina Social.

Outra coisa é, tome cuidado com os lugares que frequenta, já que a Máquina Social tem um imenso poder de contagiar qualquer que entre em contato com ela. No meu caso especificamente, provavelmente não voltarei mais naquele restaurante.

E aí, de quem você tem se rodeado? Pare agora e pense:

"De quais Máquinas Sociais eu participo? O que elas tem feito à mim?"

Simplesmente ter essa clareza te fará ver que existem certas Máquinas Sociais que fazem mais mal do que bem. A escolha será sua de participar ou não desse contexto social, mas enquanto estiver lá dentro, será sempre mais uma engrenagem do todo. 

Essa visão panorâmica da influência social sobre os seus comportamentos e inclusive sobre o seu estado de espírito é algo importante para sua carreira como trader e também para sua vida como um todo.

De que contexto social você é parte? Se ao conseguir ver a Máquina Social da qual faz parte e ver que ela não é coisa boa, saia de lá, pois inevitavelmente você se tornará um deles.

O que eu te recomendo? Cerque-se de pessoas cuja energia, objetivos e conquistas são maiores e melhores que os seus. Rodeie-se de pessoas de coragem e empreendedoras. Em tempos de crise, junte-se àqueles que ao invés de ficar com medo da tempestade, estão ajustando suas velas para aproveitar o vento. 

Um abraço e um bom final de semana.

Dyogenes
Diário Fx Online - Formando Traders Independentes
www.diariodeforexonline.com.br

22 comentários:

  1. Pois sim com certeza eu ja avia percebido que estava no lugar errado meu emprego,mas não está assim tão simples de sair como no restaurante. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, boa tarde.

      Eu sei como não é fácil ou simples sair de uma situação que está encadeada em nossa vida. Todavia eu acredito que assim como a criança não nasce pronta, de dentes e capaz de cuidar de si mesma, assim também nós seremos humanos estamos em um processo de evolução e melhoria. Minha recomendação é que continue alerta aos sinais e buscando formas de mudar a sua realidade. Com o tempo você mesmo se tornará cada vez mais capaz de moldar a sua realidade. Ninguém nunca será capaz de mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos.

      Abraço

      Excluir
  2. Pois sim com certeza eu ja avia percebido que estava no lugar errado meu emprego,mas não está assim tão simples de sair como no restaurante. O que você acha?

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, vai ajustando as velas do seu barco aproveite quando o vento estiver na direção desejada e navegue..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente essa analogia das velas. Quem usava bastante era o Jim Rohn, uma das grandes mentes do nosso tempo, em minha opinião.

      Abraço.

      Excluir
  4. Como sempre Dyógenes, uma bela sacada para análise e pensamento! Grande abraço, e parabéns por mais essa reflexão. Um dia vou conseguir aprender com você através dos seus cursos de forex.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo André Luiz Ramos Gurgel. Quando quiser fazer o treinamento, estarei por aqui. Um abraço e muito sucesso.

      Excluir
  5. quando crescer quero ser igual a esse muléque !!!

    ResponderExcluir
  6. O ser humano é absurdamente influenciável. A mídia sabe muito bem disso, não é atoa que a propaganda é a alma do negócio. Tamanha vulnerabilidade do ser humano o submete a formas de pensamentos, comportamentos, ideologias, isso tudo culminando na rotina do dia a dia do cidadão. A alienação nada mais é do que as correntes que amarram, prendem, os escravos.

    Belo artigo Dyogenes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente observação Paulo W. Obrigado pelo seu pensamento.

      Um abraço,

      Excluir
  7. Bacana, gostei da reflexão... Tudo tem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela visita Laurecir.

      Um abraço e sucesso.

      Excluir
  8. Acredito muito que, pensamentos geram sentimentos ou sentimentos geram pensamentos "não importa" o importante é saber que nossas ações "físicas" são geradas através deste mundo que nossos olhos humanos "ainda" são incapazes de ver.
    obrigada Dyogenes por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Renata Oyama. Acredito nisso também. Eu acho que a grande revolução do nosso tempo será a descoberta cada vez maior de como realmente "funcionamos". hehe.

      Abraço,

      Excluir
  9. APDD.
    Muito boa a observacao Diogenes, gostei!!! Um grande abraco.

    ResponderExcluir
  10. Realmente... Falou tudo nesses texto.
    Muito obrigada por compartilhar esse texto aqui no seu blog, me ajudou bastante a analisar as pessoas que estão do meu lado e selecionar melhor os meus amigos, os ambientes ao qual eu me insiro.
    Muitas vezes as pessoas que estão do nosso lado acabam influenciando nas nossas atitudes e nas nossas decisões.
    Ultimamente tenho sentido que preciso renovar e selecionar melhor as pessoas que me rodeiam, mas infelizmente um pouco do comodismo e um pouco do sentimento e carinho que tenho pelas pessoas têm me feito agir mais com o coração do que com a razão. Esse seu texto me ajudou bastante a reavaliar e criar coragem para deixar algumas coisas de lado.

    Muito obrigada.
    Abraços.
    http://maddiemallows.blogspot.com/

    ResponderExcluir