sábado, 3 de março de 2018

O Leão dorme hoje à noite.




Alguns anos atrás, enquanto estava aprendendo a atuar no Forex com meu primeiro mentor, ele disse que no mercado era preciso "matar um leão por dia". Essa é uma analogia, dizendo que para viver do mercado é preciso enfrentar uma dificuldade diária, atuando em um cenário de incertezas e dúvidas. Um ambiente regido apenas pelas leis das probabilidades. 

Esse mesmo mentor também me disse que sua meta era fazer 5% na semana. E que para isso ele buscava fazer 1% ao dia em suas operações. Ele disse isso, em grande parte, para tentar me conscientizar do perigo de querer buscar 5% ao dia (que era o meu caso naquela época em 2009).

Algum tempo depois, em uma quinta-feira pela tarde, eu vi uma postagem dele no falecido Orkut (quem se lembra?) com apenas uma frase:

"Leão morto".

Como eu conhecia a metodologia e o objetivo dele de fazer 5% na semana operando no mercado, imediatamente eu entendi que na quinta-feira, logo após o almoço, ele havia atingido a meta de fazer os 5% na semana. Algo muito bom, sinal que não precisaria se expor ao mercado na sexta-feira. 

A frase "Leão morto" significava a vitória (temporária) sobre as adversidades e incertezas que o mercado naturalmente apresenta todos os dias em que você se propõe a extrair dinheiro do mercado. Isso é algo normal. Faz parte do dia a dia de milhares de traders no Brasil e no mundo inteiro.

Semana passada eu estava com algumas operações de longo prazo abertas na plataforma (expectativa de lucro para horizontes de 1 a 3 meses). Tudo estava dentro do esperado. Algumas operações um pouco negativas, outras positivas. Enfim, tudo dentro daquilo que a estratégia diz. 

Mas é claro que com operações abertas e flutuando no mercado, uma parte do cérebro da gente nunca desliga completamente. Essa parte do cérebro funciona como um "gancho mental", uma espécie de sistema de alerta, sempre pensando: "como estarão as operações agora"? São operações de longo prazo, ainda assim eu as verifico diariamente (várias vezes ao dia). 

Quando foi na sexta-feira, o mercado fechou. Era por volta das 21 horas da sexta-feira (24/02/2018) e então essa parte do meu cérebro que havia passado a semana inteira conectada e pensando nas operações, finalmente se desligou e foi dormir. Um sentimento de alívio e relaxamento tomou conta de mim. Já não fazia sentido a mente ficar alerta, pensando constantemente nas operações. O mercado estava fechado e já não havia a fazer. 

Então uma frase veio à minha cabeça:

"O leão dorme hoje à noite"

Quando foi no domingo, por volta das 17 horas, essa mesma parte do meu cérebro começou a acordar novamente. Se espreguiçou e me mandou para o computador analisar as possibilidades dos períodos maiores, entender o que estava acontecendo. Uma verdadeira tentativa de procurar saber o que o "leão" faria ao longo da semana.

Às 19 horas o Leão acordou novamente, trazendo oscilações, perigos e oportunidades. E assim também despertou o guarda interior da minha mente. E novamente a batalha mental por retirar dinheiro do mercado se iniciou mais uma vez. Mais uma batalha se iniciava.

E então eu tive certeza que precisava usar todos os meus recursos mentais e emocionais para conseguir matar esse Leão por mais um dia.

Mas essa é uma guerra mental que é a própria expressão da vida. Porque essa batalha mental nunca tem fim para nós traders. Nunca acaba. Porque por mais que você mate o Leão hoje, amanhã ele volta novamente, com uma cara nova. Ele volta com uma tendência nova, uma lateralização nova, um evento macroeconômico novo. Um desafio novo. E a única forma de vencer esse jogo é vencendo todos os dias. Sem nunca subestimar o "Leão nosso de cada dia". 

E você, o que está fazendo para matar esse Leão diariamente?

Tem uma técnica? Uma estratégia? Ou está apenas contando com a sorte?

Deixa eu te contar uma coisa importante: Não subestime o Leão do mercado. Ele tem um histórico terrível de destruição de muitos traders desavisados. Por isso, estude, prepare-se da melhor forma que estiver no teu alcance. Não se contente com conhecimentos básicos e superficiais. Esteja disposto a ir mais a fundo, aprender mais, treinar mais, ser mais disciplinado.

Isso se você estiver disposto a "Matar um leão por dia".

Você quer aprender a enfrentar esse leão diariamente de forma organizada, sistematizada e disciplinada? Você quer aprender técnicas que aumentarão a sua chance de sucesso no mercado?

Então você tem que participar do Arena Traders 4.0. Esse é um Processo de Imersão de 3 dias onde eu te mostro pessoalmente aquilo que eu faço para analisar as operações e entrar no mercado de forma sistemática e organizada. O link abaixo te explica tudo em detalhes:

============================
============================

Eu tenho plena certeza que a experiência da Imersão de 3 dias Arena Traders vai te preparar para gerar os resultados que você espera no mercado. E por isso eu espero te encontrar em São Paulo.

Um abraço e nos vemos lá.

Dyogenes Rodrigues Diniz
Diário Fx Online - Formando Traders Independentes

3 comentários: