terça-feira, 30 de abril de 2013

Responsabilidades...

Olá pessoal. Hoje me senti inspirado e resolvi trazer algo a vocês. Gostaria de falar sobre "responsabilidade". Responsabilidade é uma palavra comum, com um significado conhecido:

Arcar com o peso das próprioas ações.

É uma palavra que todo mundo já usou ou ouviu em algum momento, mas o fato é que assim como é uma palavra comum, é comum também o fato de que as pessoam tentam se livrar de suas responsabilidades. Seja ela por algo ruim, feio, repreensível ou digno de pena, as pessoas tentam se livrar do peso da responsabilidade porque muitas vezes o simples fato de admitir que agiu mal é algo extremamente doloroso.

Por isso muitos criminosos tendem culpar a criação, o tratamento ou a separação dos pais como causa de seus atos. Se existe verdade nisso ou não, não cabe a mim discorrer sobre o assunto, afinal estamos aqui pra falar sobre Forex.

Mas o ponto principal desse post é que assim como em diversas situações de nossas vidas, que tentamos nos livrar da responsabilidade por algo que nós fizemos, isso também se aplica ao mercado. Muitas vezes entramos em um trade por que um amigo nos disse que o preço ia subir ou porque o nosso broker nos mandou uma análise dizendo que tal par iria cair. Às vezes entramos em um site qualquer e vemos uma análise feita por "quem quer que seja" dizendo que o GBP/NZD vai subir e mesmo que você nunca tenha olhado pra esse par, você entra no trade. Porque?

O fato é que todos nós, estamos sujeitos a dois senhores soberanos: PRAZER e DOR. Ninguém escapa deles. Todas as nossas ações são orientadas de modo a OBTER prazer ou EVITAR dor. O que isso tem a ver com o que eu estava dizendo anteriormente? Tudo. No momento em que descobrimos que negociar no mercado pode ser ao mesmo tempo DOLOROSO e PRAZEROSO, nós re-afirmamos nossa submissão a esses 2 senhores.

O prazer pode vir do dinheiro crescendo na conta, de poder atingir a liberdade financeira, de poder despedir de vez o chefe e etc. Todos esses motivos parecem razoáveis e lógicos e todos podem ser fonte de prazer.

Mas a maioria das pessoas não age de forma lógica ou racional. O prazer também pode vir simplesmente do fato de "estar certo" a respeito de alguma coisa. Negociar pelo prazer de estar certo a respeito de algo pode vir do fato de que essa pessoa não tenha tido a oportunidade de se expressar como desejava quando criança e isso a faz ter um desejo de aprovação/aceitação.

É interessante pensar que nem todos aqueles que buscam ansiosamente por pips e mais pips dentro do mercado estejam fazendo isso por dinheiro, mas é verdade.


A dor pode ser originada de perda de capital, diminuição da conta ou ver a tão sonhada liberdade financeira ainda mais longe. Ou também pode vir do fato de estar errado a respeito de algo, da idéia de que é um fracassado e não consegue fazer nada direito na vida. Será que estou falando besteira? Tenho certeza que não.

Muitas pessoas desistem de negociar não por causa do dinheiro que perdem, mas pela dor constante que perdas causam. Não dor física, mas dor psicológica, não causada pela perda de dinheiro, mas pela idéia de que é um fracassado, de que jamais conseguirá e que é menos capaz do que aqueles que conseguem.

O fato é que isso não é verdade. Uma pessoa não é um fracasso simplesmente porque não consegue se manter consistente dentro do mercado. Pode não ter obtido sucesso negociando, mas ainda pode ser um sucesso em outras áreas.

Agora o que toda essa coisa a respeito de PRAZER e DOR tem a ver com RESPONSABILIDADE? Tudo. As pessoas vivem procurando por algum meio de FUGIR  da dor. Ninguém quer sentir dor. Nosso próprio corpo tem um mecanismo fascinante pra evitar dor, com reflexos incríveis.

E as pessoas fazem de tudo pra evitar dor. Aderem a programas de sinais, compram EA's, seguem qualquer "experto" que diga que o Euro vai cair, entram em qualquer forum/chat da internet e entram em qualquer coisa que qualquer um diga. Mas porque elas fazem isso? Porque se elas seguirem as idéias de alguém e isso acabar dando errado, A CULPA NÃO É DELAS, mas é daquela pessoa/sinal/broker/amigo/chat/forum que fez uma análise errada.

Em outras palavras, a dor emocional é muito menor quando você errou porque seguiu o conselho de alguém do que quando errou por sua própria análise. Ou seja, quando o broker mandou uma análise e você entrou no trade e deu errado, a culpa é do broker e não sua, certo? Errado, mas as pessoas pensam assim.

Em sua busca implacável por evitar a dor, as pessoas procuram por qualquer solução de curto prazo que lhes dê um alívio, como transferir sua responsabilidade para outra pessoa. Quando você faz suas próprias análises, chega às suas próprias conclusões e o trade acaba dando errado, isso com certeza vai significar uma dose de dor pra você. O que as pessoas fazem nesse caso? Buscam conselhos, idéias ou qualquer outra coisa que outros estejam dispostos a dar, pois se no final das contas der errado, elas não sentirão dor, uma vez que não erraram e a culpa não foi delas.

E aqui vai uma verdade: Você só será capaz de crescer e se desenvolver como trader (e não somente como trader) uma vez que aceitar TOTALMENTE a responsabilidade pelas suas ações dentro do mercado.

Seja pra rir ou pra chorar, pra ganhar ou perder, pra se orgulhar ou não, cada ação sua deve ser tomada com TOTAL RESPONSABILIDADE. Uma vez que você é capaz de assumir TOTAL RESPONSABILIDADE pela sua conta, pelos seus trades e pelos seus resultados, você também será capaz de suportar toda a dor e todo o prazer que vier como consequencia de suas atitudes.

E o mais interessante é que a Dor traz consigo lições que você jamais aprenderá se "negar-se a si mesmo suas responsabilidade".

Por isso pare de buscar algum EA novo, algum sistema ou indicador que vai te deixar rico. Aceite o fato de que protelar a dor só adiará o problema. O verdadeiro crescimento acontece na total consciência de seu papel em suas decisões.

Negar a dor é fácil, basta outorgar responsabilidade ao primeiro que disser algo que faça (ou não) algum sentido. Nesse momento você não terá responsabilidade nem dor no presente, mas também vai privar-lhe da lição que o peso da responsabilidade poderia lhe ensinar.

Crescer é difícil, uma vez que exigirá abraçar suas responsabilidades e a dor ou prazer que vier com elas, mas deixa eu te dizer uma coisa...

O caminho é bem mais claro aqui encima.

Um comentário: