terça-feira, 24 de maio de 2011

O Caçador.



Enquanto analisava os pares hoje e escolhia os melhores cenários para seguir, me sentí como alguém que está preparando uma armadilha. Basicamente o que eu faço todo dia é analisar os pares em tendência, escolher alguns, descartar outros e dentre todos os pares que estão em tendência, no final de uma minuciosa análise (nem tão minuciosa assim) me sobram uns 5 ou 6 pares para seguir pelo resto do dia. Uma vez que já determinei os pares que vou seguir, começo a colocar alertas sonoras em zonas de preço que são importantes pra mim. Uma vez que já escolhi os pares que vou seguir e já coloquei as alertas sonoras, meu trabalho é esperar que algum par "pise" no meu campo minado(geralmente eu espero por isso dormindo, que não sou besta). E foi curioso como hoje, quando estava fazendo isso, me senti como um caçador no meio do mato, preparando armadilhas pra minha presa. Interessante a relação que isso tem com a negociação.

Agora, o caçador não pode forçar suas vítimas a se dirigirem ao ponto onde ele colocou as armadilhas, senão seria fácil. Uma vez com as armadilhas prontas, a única coisa a fazer é esperar de tocaia no meio do mato. Esperar que a presa se dirija para o lugar de sua armadilha de forma "espontânea". E é exatamente aqui onde muitos traders pecam. Eles querem forçar o mercado a fazer o que eles querem e isso não é possível.

Também gosto de comparar o trader de sucesso com um "franco-atirador". Francos-atiradores são atiradores de elite, de altíssima precisão que pdem acertar um alvo a grandes distâncias. O ponto forte de atirador de elite é que eles são precisos e seus rifles são potentes. O ponto fraco do atirador de elite é que seus rifles não são preparados para o combate direto e portanto são mais lentos. Então, consciente de sua fraqueza, os franco-atiradores se camuflam, misturam-se com o ambiente e esperam a oportunidade de dar um tiro. Um único tiro, mas fatal. Se o franco-atirador atirar demais, vai mostrar sua posição ao inimigo e portanto ficar fragilizado.

Se você está pensando que toda essa baboseira não tem nada a ver com ser um trader, está enganado. Como trader, você precisa planejar, estudar, analisar e calcular friamente seu próximo movimento. Esta simples analogia entre trader e caçador, mostra uma das mais difíceis lições que eu aprendí.

7 comentários:

  1. Diogenes, este post é excelente! Quando eu vi o título já bateu aquela sensação de Deja Vú, já que eu sempre comparei o trader de sucesso ao sniper (atirador de elite), que preza pela precisão e eficiência.

    até logo;

    ResponderExcluir
  2. Boa Dyogenes, muito bom mesmo o post!
    Essa comparação ainda não tinha visto, mas tem tudo a ver. E pra ser um excelente atirador de elite, é preciso muito treino e preparação, e também paciência, muita paciência, para esperar a hora EXATA de 'atirar'.

    Abraço

    Enéias

    ResponderExcluir
  3. Dyogenes muito bom, pena que me fez refletir e eu era a presa rs
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá João. Obrigado pela visita e pelo comentário. Fico feliz que compartilhe a mesma visão do mercado que eu. Eu acredito plenamente que os melhores traders são aqueles que sabem esperar(coisa difícil nesse mundo de Forex).

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Enéias. Mais uma vez muito obrigado pela sua visita e pelo comentário.
    Sim é preciso muito treino antes de sair pro campo de batalha mesmo.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá "Anônimo". Obrigado pela sua visita e pelo comentário.
    Como já diz o ditado: "Um dia do caçador e outro da caça".

    abraço

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto amigo, vale lembrar que o bom atirador sempre observa pra que lado e a força com que o vento esta soprando para então fazer seu disparo considerando a curva que a bala irar fazer influênciada por estas forças.

    ResponderExcluir