domingo, 31 de janeiro de 2016

Máquina Social - Com quem você anda?



Sexta-feira, dia 29/01, fui a um restaurante com minha esposa e meu filho. O restaurante é um lugar simples, mas a comida é realmente muito boa. O lugar é um pouco antigo, as mesas simples e aquelas cadeiras de madeira. O piso é de um modelo de uns 20 anos atrás. rsrs. Mas é tudo limpinho e a comida boa. Gosto de ir a esse restaurante de vez em quando. Eles também servem rodízio de carne assada, então geralmente eu acabo comendo mais do que deveria. rsrs.

Mas sexta-feira foi uma visita diferente. Não sei, talvez seja a minha mente que está treinada a procurar padrões no mercado. Mas olhando pros garçons que servem a carne, identifiquei um padrão de comportamento que simplesmente gritou aos meus olhos.

Primeiro foi um dos garçons que estava nitidamente desmotivado. Ele andava de forma lenta e preguiçosa, meio que arrastando os pés de forma apática. Usava uma calça preta, uma camisa branca e devia ter uns 50 anos. Ele simplesmente chegava na mesa e dizia o nome da carne: "fraldinha?", "linguiça?".

Eu notei o desânimo do garçom e comentei com minha mulher, baixinho: "olha a vontade que o garçom está de trabalhar". Ela reparou e sorriu.

Então no fundo do restaurante, notei outro garçom, que andava EXATAMENTE do mesmo jeito que o primeiro. Também andava lentamente e sem energia, de forma apática e indiferente, quase arrastando os pés.

Foi aí que alguma coisa fez um "CLICK" na minha cabeça e eu consegui ter uma visão panorâmica do que é o restaurante. Ambos os garçons, andando e se comportando exatamente do mesmo jeito, eram como pequenas peças de algo muito maior que eles próprios. Eles eram engrenagens de uma máquina com vida própria.

Eu achei aquilo o máximo e olhei pra outro garçom. Adivinha como ele andava. Acertou. Do mesmo jeito que os outros dois, de forma lenta, apática, indiferente e preguiçosa. Procurei por outro e vi o churrasqueiro, exatamente da mesma forma. Vi então o funcionário que marcava os pedidos de bebidas e voilá, do mesmo jeito. Eu comecei olhar à minha volta e vi que todos os funcionários do restaurante tinham exatamente o mesmo padrão de comportamento. Todos eles compunham o que naquele momento ficou muito claro pra mim como sendo uma complexa Máquina Social.

Cada um deles era uma pequena engrenagem dentro daquele contexto. Então eu vi um cliente andando pelo salão do restaurante e adivinha...pois é, ele estava no mesmo estado de ânimo que os garçons.

Sai de lá extremamente entusiasmado com o que havia acabado de perceber e sabendo também que uma grande parte das pessoas não veria isso. Também sai com duas lições:

- Todos nós, em algum nível, fazemos parte de uma Máquina Social. Algo maior e mais poderoso que a individualidade de cada um. Essa Máquina Social tem um poder gigantesco de nos deixar igualzinho à média das outras pessoas-peças-engrenagens da Máquina Social.

- A Máquina Social tem o poder de "engolir" todos os que entram em contato com ela, como no caso do cliente, que de forma inconsciente, começou a comportar-se exatamente da mesma forma que os funcionários do restaurante.

Portanto meu amigo, tome muito cuidado com o contexto social no qual participa. Você inevitavelmente se tornará um parte do contexto no qual está inserido. Você não pode escolher tornar-se ou não uma parte da Máquina Social na qual está inserido. Pode escolher apenas fazer parte ou não daquela Máquina Social.

Outra coisa é, tome cuidado com os lugares que frequenta, já que a Máquina Social tem um imenso poder de contagiar qualquer que entre em contato com ela. No meu caso especificamente, provavelmente não voltarei mais naquele restaurante.

E aí, de quem você tem se rodeado? Pare agora e pense:

"De quais Máquinas Sociais eu participo? O que elas tem feito à mim?"

Simplesmente ter essa clareza te fará ver que existem certas Máquinas Sociais que fazem mais mal do que bem. A escolha será sua de participar ou não desse contexto social, mas enquanto estiver lá dentro, será sempre mais uma engrenagem do todo. 

Essa visão panorâmica da influência social sobre os seus comportamentos e inclusive sobre o seu estado de espírito é algo importante para sua carreira como trader e também para sua vida como um todo.

De que contexto social você é parte? Se ao conseguir ver a Máquina Social da qual faz parte e ver que ela não é coisa boa, saia de lá, pois inevitavelmente você se tornará um deles.

O que eu te recomendo? Cerque-se de pessoas cuja energia, objetivos e conquistas são maiores e melhores que os seus. Rodeie-se de pessoas de coragem e empreendedoras. Em tempos de crise, junte-se àqueles que ao invés de ficar com medo da tempestade, estão ajustando suas velas para aproveitar o vento. 

Um abraço e um bom final de semana.

Dyogenes
Diário Fx Online - Formando Traders Independentes
www.diariodeforexonline.com.br

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PROMOÇÃO: Ordem Premiada - YouTrading



Você é um Trader lucrativo?

Que tal ganhar um livro sobre o mercado financeiro ao postar uma de suas ordens vencedoras no mercado?

Seguinte, a YouTrading acabou de lançar a Promoção Ordem Premiada. Tudo que você precisa fazer é postar uma ordem vencedora em algum índice ou ação americana e colocar os motivos da abertura da ordem e você então concorre ao livro "Flash Boys - Revolta em Wall Street" de Michael Lewis. O link onde poderá postar a ordem está abaixo:

===========================
===========================

Eu descobri que quando se compartilha algo publicamente, essa coisa se expande. Então vai lá e participa da Promoção. Vai que você ganha o livro. =)

Um abraço,

Dyogenes R. Diniz
Diário Fx Online - Formando Traders Independentes

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Webinários - Sistemas Mecânicos


E aí trader, tudo certo?

Você sabia que existem 2 tipos de Sistemas de negociação?

Um dos tipos é o sistema Discricionário. Esse tipo de sistema de negociação tem regras, mas preza principalmente pela interpretação do trader. Ou seja, apesar de possuir regras claras e específicas, ele sempre deixa uma certa abertura para que o trader analise e tome suas decisões de acordo com aquilo que ele interpreta do mercado. Um dos desafios desse tipo de sistema é que ele exige um pensamento ativo do trader e um apurado conhecimento técnico e bom gerenciamento emocional. Um trader que negociando usando Price Action é, em sua grande maioria, um trader Discricionário.

O outro tipo de sistema é o Mecânico. Esse tipo de sistema tem regras absolutamente claras e bem definidas e não deixa espaço para "segundas opiniões". Basicamente é o sistema onde "Deu sinal, entra e pronto". Esse tipo de sistema é o ideal pra colocar em EA's (robôs) e desde que tenha uma boa taxa de acerto, funciona muito bem. O grande desafio aqui é exatamente o de livrar-se do lado emocional e dos julgamentos que naturalmente fazemos. Isso porque todos temos um sistema de conversa interna que está sempre especulando o porque das coisas. Sabe aquela voz que fica tagarelando o dia inteiro dentro da sua cabeça? Pois é, ela pode não gostar muito de não ser ouvida em um sistema Mecânico.

Bom, você já deve ter percebido que eu sou um trader Discricionário. Isso me dá a liberdade de descartar qualquer par que não me "pareça" bom o suficiente. Veja bem, como trader discricionário, eu não preciso de uma razão para descartar um par ou um trade, mas posso fazer isso simplesmente por que não fui com a cara do sinal que o mercado me apresentou (na verdade eu faço muito isso).

Mas eu também conheço vários sistemas mecânicos e como eu quase nunca falo disso, resolvi fazer 2 Webinários essa semana onde eu vou explicar os 2 melhores sistemas mecânicos que eu já negociei.

Os webinários serão dia 20 e 21 de Janeiro, às 20 horas (no horário de Brasília), o acesso é gratuito e para participar, basta fazer seu cadastro no link abaixo:

================================
================================

No Webinário do dia 20 de Janeiro (Quarta-feira), vou falar do sistema MAD SCALPER, que é um sistema mecânico de scalp em M1 e M5. 

No Webinário do dia 21 de Janeiro (Quinta-feira), vou falar do sistema KOALA, que é um sistema de Daytrade usado em M15 pro EUR/USD. 

Durante os Webinários é importante que tenha instalado em seu computador a plataforma MT4. Você poderá fazer o download gratuito da plataforma MT4 pelo link abaixo:

================================
================================

Por último, se precisar, pode verificar o tutorial da plataforma MT4 abaixo: