sexta-feira, 13 de julho de 2012

O que eu aprendi com o Anderson Silva...

Eu aprendi uma coisa muito importante com um dos maiores lutadores de todos os tempos. Se você está se perguntando se foi o famoso chute frontal que ele aprendeu do Steven Seagal, a resposta é não. Também não pratico MMA, mas acredito que nas entrelinhas da última luta do campeão Anderson Silva contra Chael Sonnen, dá pra se tirar uma boa lição.

Pra explicar o meu ponto de vista e o que eu aprendi com a luta dele contra o Sonnen, vou fazer uma breve descrição de como foi a luta. Antes de mais nada quero dizer que o que vou dizer aqui é apenas o meu ponto de vista como observador e como isso pode se relacionar com a negociação no Forex. Não entendo nada das regras do MMA e a idéia aqui é tirar proveito da postura e mentalidade do Anderson Silva durante a luta. Vamos lá.

Antes da luta, a mídia fez questão de mostrar a crescente rivalidade entre os 2 lutadores. Chael Sonnen provocou Anderson Silva de todas as maneiras possíveis. Não somente isso, desrespeitou o Brasil também. Apesar das provocações, ao entrar no octógono eu pude reparar que Anderson Silva estava "cabeça fria". Parecia de certa forma tranquilo. Eu acredito que entre as coisas que ele fez para sua preparação mental antes de entrar na luta uma delas tenha sido deixar de lado todas as provocações que Sonnen fez anteriormente. O Anderson Silva, como profissional sabia que deixar a ira, a raiva ou qualquer emoção no controle somente pioraria a situação e não ajudaria em nada na sua vitória.
Chael Sonnen ao contrário, tinha a sua ira estampada em seu rosto desde antes de entrar no octógono. O olhar dele era de um pitbull enfurecido.

Aqui vai a primeira lição: As suas emoções não te ajudarão em nada quando precisar ser objetivo e direto. Seja isso ganhar pips ou enfiar uma joelhada no seu oponente. Se deixar suas emoções tomarem controle da situação quando estiver operando, tudo o que terá será uma ação irracional, passional e sem coerência. Eu acredito plenamente que Anderson Silva sabia disso e sabia da necessidade de se manter calmo, mesmo diante das provocações do Sonnen.

Quando a luta começa, Sonnen parte pra cima de Anderson Silva com fúria, parecendo realmente um touro em disparada. Derruba Anderson Silva e o restante do round ele passa batendo em Anderson Silva e tentando finalizar o seu oponente. Aqui entra outro grande segredo. Pelo menos aos meus olhos (de observador), Anderson Silva estava focando suas energias em NÃO PERDER A LUTA. Ele tomou vários socos na cabeça e no rosto enquando Sonnen estava encima dele e em uma clara posição de vantagem. Pra mim ficou claro que durante o primeiro round, quando o Sonnen estava encima dele e com vantagem, sua maior preocupação era se proteger.
Sonnen ao contrário, manteve toda sua atenção em bater, bater e bater. O modo como ele se movimentou, atacou e de certa forma dominou o primeiro round me deu a entender que ele "esqueceu" que na pior das hipóteses (caso ele não finalizasse Anderson Silva no primeiro round) precisaria lutar mais 4 rounds de 5 minutos cada. Ele deu tanto soco e fez tanta força no primeiro round que cansou muito mais que Anderson Silva que focou em guardar suas energias para quando um erro de seu oponente acontecesse.

Aqui entra a segunda lição: Em uma situação de risco é melhor se manter conservador, mantendo suas energias focadas em não perder. Sonnen focou apenas em ganhar, ganhar e ganhar. Se fossemos traduzir isso para o mercado, eu diria que ele não usa "Stop Loss".hehehe. Parece engraçado essa comparação, mas Sonnen claramente gastou boa parte de suas energias no primeiro round, como se não houvesse amanhã. Quando chegou o segundo round ele estava mais cansado que Anderson Silva e esse foi 1 de seus erros.

O primeiro round acabou. Anderson Silva estava com um lado do rosto ligeiramente mais inchado que o outro, mas tinha gastado poucas energias. Sonnen por sua vez estava molhado de suor. Quando o segundo round começou, novamente Sonnen foi para cima de Anderson Silva. Dessa vez Anderson Silva estava em pé e já sabia como seu adversário "provavelmente" agiria. Ele se focou em se proteger e esperar que Sonnen errasse uma única vez. Um único erro seria suficiente. Como todos erramos, Sonnen se empolgou em um soco que ele achou que encaixaria e tentou uma sequência, girando pra acertar Anderson com a parte de trás da mão. Nessa girada ele perdeu o equilíbrio e caiu. Anderson Silva se esquivou dos 2 socos e Sonnen caiu sozinho (de maduro como dizia minha avó). Quando ele caiu no chão, Anderson Silva sabia que a luta estava acabada para seu oponente. Ele simplesmente andou em direção ao Sonnen morto de canseira e no chão e cravou uma joelhada no peito. Depois disso foi só uma sessão de socos com Sonnen no chão e tentando inutilmente se defender.

Aqui entra lição mais importante: O que eu consegui absorver da luta de Anderson Silva é que ele esperou pela oportunidade. Nesse caso a oportunidade significava o erro de seu oponente. Ele não saiu dando socos e chutes "pra ver se algum acertava e dava um nocaute inesperado". Ele focou em resistir, se manter em pé até que oportunidade aparecesse. Enquanto isso seu oponente estava totalmente decidido e focado em esfolá-lo. Pra isso ele entrou na luta pra destruir Anderson Silva, foi pra cima, mas quando ele errou, acabou. Trazendo isso pro mercado, muita gente procura um método que de sinal todos os dias, pra ganhar um rio de dinheiro todos os dias. Isso sim é possível, mas é muito difícil. É imprescindível ter paciência para esperar que as oportunidades apareçam. Se você tiver um sistema que funciona, espere que o sistema dê o sinal para entrada.

Apesar de os 2 assuntos serem completamente paralelos, eu acredito que a mentalidade de um lutador de sucesso (como Anderson Silva) deve ser exatamente a mesma de um trader de sucesso. Primeiro se protege, espera pela oportunidade e quando ela aparecer, agir de forma rápida e objetiva.

Basicamente é isso. Qualquer comentário será bem-vindo.

Dyogenes

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resumo das Análises de Hoje (05/07/2012)

Olá pessoal. Hoje eu gostaria de trazer o resultado das análises de hoje e os meus trades dessa semana. Foram 2 trades com sucesso, ambos com relação Risco/Recompensa maior do que 1/2. Essas análises foram postadas no Canal de Análises Diário Fx Online. Para ter acesso ao Canal de Análises, mande um email para: diariofxonline@gmail.com
AUD/USD M15

Primeiramente tínhamos uma tendência de queda em M15 para o AUD/USD. Analisando o par, parecia que poderíamos ter uma boa oportunidade de venda. Conforme explicado na análise, eu venderia unicamente se o acontecesse o rompimento da linha de tendência de alta.

Como o rompimento não aconteceu, simplesmente ficamos de fora. Não ganhamos nem perdemos.
EUR/AUD H1

Outra análise comentada hoje foi essa oportunidade no EUR/AUD H1. Uma linha oportunidade de venda se apresentou e eu vendi em 1,21939, com stop em 1,2206 e Take em 1,2169. O preço se moveu na direção do trade e saí com lindos 24,9 pips. Por pura distração eu esqueci de fracionar o trade para colocar metade no TP 1 e metade do TP 2 e por isso não pude aproveitar o potencial máximo previsto no trading plan. Mesmo assim, ganhei 24,9 pips com risco de apenas 12,1 e isso me deu uma relação Risco/Recompensa de 1/2,05, o que pra mim está suficiente. É verdade que depois de pegar meu take o mercado despencou desesperadamente e caso tivesse deixado a posição aberta até agora estaria com uns 150 pips, mas estou satisfeito com o RR e o desenvolvimento desse trade. Como eu arrisquei 2% da conta, meu retorno foi de 4,1%.
EUR/JPY M30

Outra situação foi no EUR/JPY M30. Como dito no post, eu esperaria que o preço retornasse para as SMA 30, 50 e 100 antes de procurar uma venda. Como isso não aconteceu, simplesmente não entramos. Sem lucro e sem prejuízo.
EUR/USD M15

Esse triângulo no EUR/USD M15 também mostrou boas perspectivas de uma oportunidade. Como dito na anáilse, o rompimento poderia ser para cima ou para baixo. O rompimento aconteceu para baixo, mas o sinal aconteceu dentro da janela horária e mesmo assim eu não tomaria esse trade pela relação RR que foi prejudicada. Novamente, sem lucro e sem prejuízo.
USD/CAD H1

No dia 02/07/2012 (segunda agora), eu também fiz uma análise no USD/CAD (link da postagem), onde eu identifiquei um range em H1 e como dito na análise, eu negociaria caso acontecesse o RRC do Suporte. O RRC aconteceu e minha ordem foi aberta. Minha ordem foi aberta no dia 03/07/2012 e ficou aberta durante 2 dias, fechando hoje pela manhã.

O RR foi de 1/2,08, meu risco foi de 2% e o retorno foi de 4,16%.

Essa semana já estamos com 2 trades e 8,26% de lucro. Pra mim está suficiente. Como amanhã temos a famosa NFP e estou satisfeito com meus trades dessa semana, amanhã vou acordar só depois das 11 (hehe) e isso significa que não teremos análises para amanhã.

A todos um grande abraço e um excelente final de semana.

Dyogenes